segunda-feira, setembro 03, 2012

Santa Ceia - Momento de encontro...com o pecado!

    Um dos momentos de maior significado na experiência cristã é o sacramento da eucaristia, mas conhecido entre nós como ceia, ou como santa ceia, se preferir. É ali que lembramos do sacrifício de Jesus por nós e agradecemos por esse sacríficio, comendo do pão e bebendo do cálice.
Mas...por acaso você já deixou de tomar a ceia porque entendeu que estava em pecado? Já viu pessoas chorando na hora da ceia e não pegando os elementos? Ou até mesmo já orientou que alguém não participasse da ceia pelo pecado cometido? Pois é, já fiz tudo isso. Mas quero romper esses clichês, e quebrar mais um paradigma.
Toda nossa percepção e entendimento está centrada no versículo: Examine-se, pois, o homem a si mesmo, e assim coma deste pão e beba deste cálice. (1 Coríntios 11:28)
E a maneira como nós o entedemos é: “Verifique se você está em condições de comer e beber, ou seja, se você está em pecado. Porque se tiver, você irá comer e beber para sua própria condenação.” Mas essa interpretação parece visar que o auto exame nos leva ao encontro das nossas virtudes, que nos qualificariam para a participação na sagrada mesa do Senhor. Portanto, buscamos dignidade para participar da mesa. E se encontramos uma mancha, um pecado(que nós julgamos fatal), fazemos a opção pela não participação na ceia.
Mas pensemos juntos: Não é possível que façamos um auto-exame e nos encontremos dignos de participar da Ceia do Senhor. Pois não é possível se aproximar de Deus e nos encontrarmos com nossas virtudes. O momento da ceia é o momento oportuno de nos encontrarmos com nosso pecado. Esse auto-exame nos conduzirá a nossa humanidade mais profunda, e a nossa miserabilidade mais autêntica.
Perdoe-me a franqueza, mas quem se examina diante de Deus e encontra virtude, tem um péssimo discernimento de Deus, tem um exagerado discernimento de si mesmo, e um equivocado pensamento do que seja pecado. Aliás, o que te separa da ceia? O fato de você ter feito sexo “ilícito” na noite anterior? Sim...porque esse é o pecado campeão em afastar pessoas da ceia. Embora seja desconsiderado o culto ao corpo, a obsessão por emagrecimento, a mentira, o desleixo com a saúde, o amor a riqueza, o descaso com o próximo. Sabe, nosso conceito sobre pecado é muito superficial. A igreja nos apresentou hierarquia de pecados e pautamos nossa santidade a partir da não-prática daqueles de alto escalão.
Esse texto é um convite da Palavra diante da ceia, que confrontados com a necessidade da morte de Jesus Cristo na Cruz do Calvário possamos trazer a mente que horrores praticamos contra Deus. E que exigiu dEle a morte de Jesus. Esse texto nos leva ao encontro da vergonha e da maldade que nos habita.
Quando nos colocamos diante de Deus e imediatamente diante do nosso pecado, O Espírito Santo nos lembra que o pão e o cálice implica nossa participação no corpo e no sangue de Jesus. Portanto, a consciência do pecado deve nos empurrar a Cruz do Calvário, e somente ali, aos pés da Cruz que somos libertos da condenação.
Nós não somos livres de ser condenados quando olhamos para nós e encontramos virtudes. Somos livres quando encontramos o nosso pecado, caímos aos pés da Cruz, discernindo o Corpo e o Sangue.
Nossa felicidade não está na nossa virtude, mas no perdão que a Cruz nos concede.
Diga-me: Porque comeríamos do corpo e do sangue de Jesus se encontrássemos virtudes em nós?
Portanto, é examine-se e coma. Não é examine-se para ver se tem condição de comer. Já sabemos que não temos condições, nem merecíamos, mas essa escandalosa graça nos alcançou e nos diz: Examine-se! Tome consciência! Veja quem você é! Agora ajoelhe diante da Cruz de Jesus, e reconheça o quanto você precisa desse sacrifício. Assim somos livres da condenação.
Não por nossa causa, esqueceu que é graça?
Da próxima vez que estiver em uma ceia, não se afaste. Se apresente ao seu pecado, e se ajoelhe aos pés da Cruz, porque Jesus te levantará livre, limpo, alvo mais que a neve.

Nenhum comentário:

Postar um comentário