domingo, junho 24, 2012

SER GENTE...


SER GENTE

Algumas pessoas me pediram pra eu escrever sobre o título do blog. É verdade, tô devendo mesmo, devendo uma resposta pra pergunta que me fizeram: Como gente deve ser, afinal?

Nós, seres humanos, nos bestializamos, e as vezes só somos humanos nominalmente mesmo, porque percebemos o quão bestiais somos. Nossas atitudes nos inferiorizam e nos colocam num patamar abaixo dos bichos, nossos pensamentos nos demonizam. Mas o que fazer com tudo isso? Esconder, é claro! A sociedade não aceita pessoas assim, você não aceita pessoas assim, mas você é assim!

Paremos de tratar pessoas como coisas, chega de sermos pragmáticos e utilitaristas. Quando vamos reconhecer que o dinheiro traz satisfação e prazer, mas não é responsável pela felicidade, porque esta não é um lugar onde se chega, mas a maneira como se vai.

Jesus Cristo veio até nós, não apenas para fazer uma caravana pro céu, mas para nos ensinar a viver aqui nesta terra, que Ele nos deu. Jesus veio nos ensinar a vida, e o que é a vida senão a escola do amor? É impossível passar pela vida sem ser marcado por ela, e sem carregar o pó desta caminhada.

Não, Jesus Cristo não veio para te levar a uma transcendência de imunidade, ou de vitórias infinitas. Esse papo de espiritualidade desgarrada da vida não serve pra mim. Não me identifico com o Jesus-Deus, me identifico muito mais com o Jesus-homem. Não estou preocupado com o Jesus que faz multiplica pães e peixes, cura, ressuscita.(Já sei que vão me criticar aki.rs) Me chama mais atenção o Jesus do Getsemani, que derrama sangue, quando não há mais água, de tanta dor e sofrimento, o Jesus que reclama de abandono na cruz, que perdoa os que o crucificam, e que morre pelos que o rejeitaram. Minha vida está e sempre estará pautada na busca de ser como esse Jesus, que não mata, morre.

Deus nunca quis que fôssemos parecidos com Ele(entenda quem for capaz), e nem que fôssemos deuses como ele. Ele nos fez humanos, e na nossa dificuldade de ser humano,"Ele esvaziou-se a si mesmo, vindo a ser servo, tornando-se semelhante aos homens. E, sendo encontrado em forma humana, humilhou-se a si mesmo e foi obediente até a morte, e morte de cruz", para que aprendêssemos a ser gente, como gente deve ser!

sexta-feira, junho 22, 2012

Deixei de crer nesse deus que vocês pregam...


Deixei de crer nesse Deus que vocês pregam...

Um Deus com uma onipotência arbitrária, e uma transcendência inalcançável! Um Deus que pode, mas não faz. Um Deus que tem filhos queridinhos e disciplinados. Que multiplica a renda do cara que dizima, e manda uma nuvem de gafanhotos para destruir a renda do que não dizima. Um Deus bom e piedoso que cria um hospital para os doentes, mas primeiro cria os doentes...
Confesso... deixei de acreditar em Deus! Deixei de crer nesse Deus vendido por uma unção de 900 reais, por uma toalinha ungida, ou por uma rosa do descarrego. Esse Deus que desiste dos seus filhos porque eles pecaram, não serve mais pra mim.
Não é fácil deixar de crer num Deus ensinado pra mim durante anos!
Não dá mais pra aceitar que o pobre é pecador, e o doente é o amaldiçoado. Dízimo não é obrigação ou condição de bênção. E quem disse que é 10%? E quem disse que tem que dar na igreja? E quem disse que tem que pagar o atrasado? Deus?...Não é o Deus que eu acredito!
Tenho conhecido um outro Deus, e me convertido a uma outra divindade, mais perto, ou melhor que buscou habitação dentro de mim, Ele é palpável, alcançável, e se põe perto, junto! Não amaldiçoa, ama. Não despreza, acolhe. Não mata, morre!
As vezes tenho até vontade de me batizar novamente...

Saudade


Saudade...
A lembrança sempre fica a serviço dela, parece que ela é capaz de ativá-la, sempre e ilimitadamente.
Boa ou ruim? Dura pergunta, mas de acessível resposta; ela só será boa caso possa ser resolvida, morta, e suprida a falta com a restituição do perdido. Ruim, quando este homicídio torna-se impossível.
Pensei que fosse impossível um dia defender homicídio, mas dizem que defendemos o que é conveniente a nós, e não me resta dúvida, preciso cometer esse homicídio.
Definitivamente, não gosto dela, porque quando chega, traz consigo dores e muito choro, além de dias maus.
Por quê? É a pergunta de quem a conhece; até quando? Continua o mortal ferido; Pra quê? Questiona o cansado em tentar vencê-la!
Quem pode contra ela? Quem consegue dominá-la? Na verdade, “saudade boa é saudade morta”. Não há do que discordar, feliz aquele que a consegue matar.
Mas e os fracos e medrosos? Como viver aqueles que não são capazes de enfrentá-la como um inimigo feroz? São obrigados a conviver com ela, e sendo acompanhado diariamente, sendo deixado por alguns momentos durante o dia, mas logo invadidos de sua presença com a chegada da noite, e o descansar do corpo.
Nos resta admirar os valentes assassinos, que usam suas poderosas armas para matar tamanho inimigo, eles conseguem restituir o perdido inteira ou parcialmente, mas o que importa é que conseguem; saciar-se com a vitória e comemorar os novos momentos.
Um homicídio satisfatório, isso sim! Matar e gozar dos prazeres pós-morte. Até quando não sei, mas o importante é desfrutar com intensidade desse crime! E assim caminham os homicidas: sorridentes e satisfeitos com o sabor da vitória e o gozo da recompensa.
“Ela se foi.” – Dirá ele – “E a dor da sua presença não mais sentirei.”
Mas que tolice pensar assim...Ao caminhar ciente da vitória, uma brisa bate no seu rosto, um cheiro familiar é sentido; de repente uma fotografia é trazida pelo vento forte, algo estranho acontece no interior do homicida, e só resta a ele reconhecer: “Ela está de volta, a imortal saudade.
Mas quando volta, sabe que o guerreiro não a teme, ele a enfrenta com a mesma intensidade da sua chegada. O guerreiro responde com fé, descansando no fato de que "Deus massageia seus ombros para a briga", e no fundo aquela certeza: Tudo será diferente agora!



















quinta-feira, junho 21, 2012

"Tô cagando..."

Tô Cagando...

Eu sei que pode parecer estranho um título como esse. Ou você pode estar dizendo que não esperava eu escrever isso, ou que deveria ter usado palavras sinônimas do tipo: "não tô ligando". Mas não, acho que essa expressão cabe bem para o momento.

Eu cansei da responsabilidade de ser o certo. Não precisam mais me ver assim. Não sou santo, nem puro, nem isso tudo que vocês acham que sou. Sou pecador! Parem de pensar que sou exemplo, que sou referência, deixe isso para os pastores, porque só sou líder, e só sirvo de exemplo quando é conveniente, para eles.
Não precisam mais me chamar pra pregar porque acham que sou inteligente ou estudioso da bíblia. Não precisam mais me pedir conselhos porque acham que posso ajudar, me deixem pra lá. me deixem errar, me deixem ficar, me deixem quebrar a cara, me deixem agir. E não me considerem um promíscuo ou libertino, pois ainda tenho temor a Deus e juízo. Aliás, quer saber de uma coisa: querem me achar libertino? Façam o que quiser...

Hoje, quero me libertar disso, de tanta babaquice, tanta caretice, que nada tem a ver com credo, religião ou Deus, mas fardos colocados por pessoas, situações ou por nós mesmo! Mas chega! Não faço nada ilícito, não quero nada ilegal! Quero viver! E viver, inevitavelmente, me leva a quedas, erros, mas e daí?
Que eu perca cargos, olhos de admiração, futuros eclesiásticos, dane-se! Se for assim, que eu perca, tô abrindo mão de tudo isso pra ser feliz, no caminho, com O Caminho!
Apenas uma coisa me preocupa: aqueles a quem eu tenho, e aqueles a quem me tem. Do fundo do meu coração, não quero ser pedra de tropeço, ou escândalo para eles, e nem quero que deixem de estar aos pés da Cruz por minha causa. Mas estes me conhecem bem, e não irão desabonar meu caráter, conduta ou vida, pois sabem quem eu sou, e isso pra mim é o que importa.
Quanto aos outros...fariseus, hipócritas, sepulcros caiados... tô cagando pra vocês!