Deixei de crer nesse Deus que vocês pregam...
Um Deus com uma onipotência arbitrária, e uma transcendência inalcançável! Um Deus que pode, mas não faz. Um Deus que tem filhos queridinhos e disciplinados. Que multiplica a renda do cara que dizima, e manda uma nuvem de gafanhotos para destruir a renda do que não dizima. Um Deus bom e piedoso que cria um hospital para os doentes, mas primeiro cria os doentes...Confesso... deixei de acreditar em Deus! Deixei de crer nesse Deus vendido por uma unção de 900 reais, por uma toalinha ungida, ou por uma rosa do descarrego. Esse Deus que desiste dos seus filhos porque eles pecaram, não serve mais pra mim.
Não é fácil deixar de crer num Deus ensinado pra mim durante anos!
Não dá mais pra aceitar que o pobre é pecador, e o doente é o amaldiçoado. Dízimo não é obrigação ou condição de bênção. E quem disse que é 10%? E quem disse que tem que dar na igreja? E quem disse que tem que pagar o atrasado? Deus?...Não é o Deus que eu acredito!
Tenho conhecido um outro Deus, e me convertido a uma outra divindade, mais perto, ou melhor que buscou habitação dentro de mim, Ele é palpável, alcançável, e se põe perto, junto! Não amaldiçoa, ama. Não despreza, acolhe. Não mata, morre!
As vezes tenho até vontade de me batizar novamente...
Querido estive navegando no seu blog. Reconheço que você revelou grande coragem nesse pequeno texto. Nossa sociedade ocidental e as hierarquias religiosas são, ainda, muito conservadoras e legalistas. Suas percepções vão ao encontro das percepções de muitas gentes e povos que, independente de religião ou profissão de fé, entendem a relação com o sagrado dessa forma: algo que deve melhorar o ser humano e não o seu contrário. Andou lendo algo do Frei Beto? Ou do Boff? Se não, leia, vale a pena confrontar as idéias. Também vale a pena conhecer a G. Chakravorty Spivak, indiana que escreveu "Puede hablar el sujeto subalterno?" Parabéns pelo blog e parabéns pela coragem de se expor. Tudo isso terá seu custo, mas o sabor da conquista é certo. Um beijão. Proª. Rita Barros.
ResponderExcluirObrigado querida professora... Um árduo caminho, mas muito proveitoso. Deus é muito além do que a religião diz. Eu sou louco por ELE.
ResponderExcluir