terça-feira, julho 31, 2012

Dízimo?

Dízimo?

Já participei de inúmeras conversas sobre igreja onde o assunto sempre recaía em dinheiro, e é claro em dízimo. Confesso que já cansei de ouvir tanta besteira, infantilidade, analfabetismo bíblico acerca deste assunto. Quero aqui dar minha opinião, e sei que talvez possa decepcionar a muitos que me admiram, mas fico com a Bíblia, e com meu Deus, a Ele devo a obediência, e a Ele devolvi minha liberdade, para ser seu servo.
Diferente do que muitos ensinam, Jesus não deixou o dízimo como uma ordenança. Até porque isso não faz parte do cristianismo. Jesus não era cristão, ele era judeu, e aquele texto que muitos gostam de citar de Mateus 23:23, se enquadra aos fariseus, ao povo judeu, da lei, do Antigo Testamento. E esse texto deve ser observado num todo, uma exegese apurada.Gosto muito do texto de Lucas 8:1-3, onde Jesus era sustentado com ofertas de mulheres.
O dízimo é obrigatório? NÃO! Jesus nos obrigou a algo? O Evangelho é de aceitação, não de força, violência ou coerção.
A parte financeira relacionada ao Novo Testamento está baseada em 2 Coríntios 8 e 9 – Espontaneidade, amor, alegria. A tão esquecida lei da proporcionalidade, onde quem pode mais, dá mais, quem pode menos, dá menos, e quem não pode, não dá, recebe.
Tem que dar o dízimo de 10%? Tem que ser na Igreja local?  Se não der, no outro mês tem que atualizar o atrasado? Se não der o gafanhoto entra na minha casa e nas minhas rendas?
NÃO, NÃO, NÃO e NÃO.
Não tem que ser 10%, porque Deus não quer 10%, Ele quer um coração generoso. E não quer você fazendo continhas de reais e centavos para combinar com o valor que você recebe, ou brigando com alguém, se deve dar do valor bruto, ou do líquido. Quando chega nisso já passou de espontaneidade, generosidade...já virou burocracia, e mensalidade do clube.E a má notícia que esses pastores deveriam aprender é que quando temos o coração generoso damos muito mais que 10%.
Não tem que ser, necessariamente, na instituição que você congrega, porque o reino de Deus é muito maior que as quatro paredes da instituição. Pode ser sustentar alguém no campo missionário, sustentar uma família que enfrenta um desemprego, pagar o hospital da mãe, comprar o remédio do filho. Desde de que se tenha um coração generoso e se saiba repartir.
Não precisa atualizar o atrasado porque isso não é boleto de cartão de crédito.
E essa história ridícula de gafanhoto... Eu preciso confessar, tenho nojo disso! Chega desse negócio de que tem que dizimar senão o gafanhoto destrói a renda, ou quem não dá o dízimo na igreja gasta na farmácia, isso é diabólico, e desumano.
E não venha me chamar de ladrão usando Malaquias 3:10, o texto preferido dos pregadores já está fora de moda, e aconselho a você a procurar um advogado e processar o “pastor” que lhe chamar de ladrão.
Ah... E esse papo de que quem dá a Deus pode ficar tranquilo que Ele não deve nada a ninguém, é patético. Quer dizer que Ele fica amarrado a ter de fazer algo porque o sujeito resolveu dizimar?
Já cansei de ouvir sobre “pegar a maior nota da carteira”, “Ele é fiel com quem dizima”, “afaste o migrador da sua casa”, “dizime do pouco, porque Deus vai te dar um emprego melhor”. Fazer o povo dar, ou “pagar” como gostam de dizer os lobos, é demoníaco. E essa historinha de que Deus vai dar, e ser fiel se você dar a ele, iguala ele ao Exú, Tranca Rua, e aos Cablocos. Basta uma oferenda, que a bênção é recebida, mas nem pense em não contribuir quando ele pedir, isso lhe será fatal. NÃOOOOOOOOO, não usem mais Deuteronômio 28, ou se for usar, usem também as maldições da desobediência.rs Isso fará o povo ir embora, né? Que pena!
E o que dizer dessa coisa patética chamada SEMENTE? Confesso que quando vou visitar algumas igrejas sempre pego os envelopes para ver o versículo que eles botaram e se tem essa palavrinha tão odiosa. Se você planta pouco, colhe pouco, então tem que dar muito dinheiro e colherá muito dinheiro, não é isso pastores contemporâneos? E o que eu digo para o desempregado? Ou para aquela irmãzinha que ganha um salário mínimo e descobre que seu remédio aumentou e até no dinheiro que ela deposita na igreja ela terá que mexer? E aqueles que não servem a instituição nenhuma, ou não professam o cristianismo? Eles tem muito porque? Ah, já sei... vocês vão dizer que eles servem ao diabo, e o diabo que dá a riqueza deles. Que tolice!
Essa é uma questão de GRAÇA. E nós não somos capazes nem de tentar explica´-la, porque jamais conseguiríamos. A prosperidade financeira chega pra alguns, pra outros não. Algum problema nisso? Na sociedade capitalista que vivemos, claro que há. Como ser um servo de Deus sem ser ricamnte abençoado (lê-se aqui, com muito dinheiro)?
Mas é que o povo fala tanto do A.T., dos bônus e glórias de grande heróis da fé ( e me privei até de falar sobre o dízimo que Abrãao deu a Melquisedeque, porque esse texto pra mim não se encaixa, definitivamente), mas esquecem dos ônus, perdas, derrotas e disciplinas divinas.
Querem ser como Abraão, mas não iriam querer entregar o filho.
Querem ser como Daniel, mas renunciariam a fé antes de ir a cova dos leões.
Querem ser como José, mas teriam se deitado com a mulher de Potifar antes mesmo de ir a prisão.
Querem ser como Paulo, e ter o privilégio de crer, mas não querem o privilégio de padecer por Cristo.
Sei que minhas palavras sabotam a INSTITUIÇÃO, porque se este discurso for proferido na Igreja, no outro mês a receita da Igreja cai vertiginosamente. Mas entre mudar o discurso e obedecer a Deus, sem titubear, fico com a segunda.
Desafio-lhes a algo muito pertinente. Leia a Bíblia, e os versículos pinçados sobre esse assunto( mas por favor, sem a ajuda de ninguém, apenas do Espírito Santo), e depois vá questionar seus pastores, líderes ou gurus. Nem eles acreditam nisso, mas precisam disso para se sustentar.
Sei de como é necessário dinheiro na igreja,e não estou combatendo isso, as ofertas voluntárias são importantíssimas para o sustento da Igreja, e de todas as necessidades. Mas não as vaidades humanas.
Sou a favor da oferta voluntária, que muitas vezes excede 10%. Talvez você tenha medo de parar de dizimar, e aprender a dar com generosidade e liberalidade porque você começará a dar mais de 10%...
Cuidado com o Gafanhoto...rs.
Vinho Novo em Odres Novos.

2 comentários:

  1. Bom, acho o texto apropriado para se esclarecer essa questão, mas acho que ficou faltando informações. Se realmente é para ter uma exegese apurada, então que seja falado num todo. Por que não usar o texto tão utilizado do V.T.? Por que não Malaquias? Por que os gafanhotos são historinhas? Acho que faltou explicar a exegese desses textos, para que os leitores entendam seus argumentos e suas exposições de idéias para que não fique somente no "achismo" e se comprove teologicamente. É isso!

    PS: também não sou um seguidor da obrigatoriedade e imposição. A graça me basta!

    ResponderExcluir